top of page

Terapia Holística, o que é?

Holismo é um conceito técnico segundo o qual todos os seres interagem formando um todo. A palavra vem do grego "holos" que significa: "todo" ou "inteiro". Prioriza o entendimento integral dos fenômenos, em oposição ao procedimento analítico em que seus componentes são tomados isoladamente.


O holismo é um conceito criado por Jan Christiaan Smuts em 1926, estadista, primeiro-ministro da África do Sul (de 1919-1924 e 1939-1948), Marechal, advogado, intelectual, precursor do paradigma holístico atual. Jan Smuts escreveu o livro "Holism and Evolution" (1926), que deu origem ao termo. Em seu livro sustentou a existência de uma tendência holística integradora e fundamental no Universo.


Homem e o universo formam uma entidade única, completa e intimamente associada, de modo que suas propriedades não podem ser descritas por meio da redução de suas partes, pois se fragmentadas as propriedades não são as mesmas, pois são somente partes.


O princípio geral do holismo pode ser resumido por Aristóteles, na sua Metafísica, quando afirma: "O todo é maior do que a simples soma das suas partes". Na visão holística considera-se a integração dos aspectos físicos, emocionais, mentais, e sutis de cada pessoa e suas relações entre si, tendo-se uma visão ampla de saúde e bem-estar, buscando-se promover o equilíbrio do ser como um todo.


Terapia Holística é o nome dado a qualquer prática terapêutica que siga os princípio integralistas do holismo, abordando o problema a ser tratado como um todo. Busca-se promover o equilíbrio corpóreo, psíquico, e social por meio de estímulos naturais, mediante a autoajuda ou despertar da consciência do indivíduo sobre seu corpo e seu papel em seu meio.

É uma forma terapêutica que tem metodologias distintas da medicina convencional. Tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos, através de diversas técnicas holísticas ou naturais, como por exemplo: acupuntura, auricoloterapia, shiatsu, do-in, yoga, tai-chi-chuan, massagem bioenergética, reflexologia, cromoterapia, aromaterapia, reiki, florais, fitoterapia, homeopatia, hipnoterapia, terapia de vidas passadas (simultâneas ou paralelas), iridologia, radiestesia, cristaloterapia, etc.

A metodologia de trabalho dos terapeutas holísticos pode variar de acordo com os métodos ou abordagens terapêuticas que praticam.

Essas técnicas podem ajudar as pessoas a aliviarem o stress físico, dores nas costas, depressões, insônia, TPM, ansiedades, conflitos, entre outros.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page