top of page

O Impacto do Engajamento e da Qualidade de Vida no Trabalho na produtividade


Em uma pesquisa realizada este ano de 2016 pelo Gallup, sobre o engajamento em empresas de 142 países, as descobertas foram preocupantes porque identificou-se que apenas 13% dos funcionários estão efetivamente engajados com seus empregadores, enquanto que 63% estão desmotivados e 24% desinteressados.

Os números são impressionantes e evidenciam a necessidade de melhorar o ambiente de trabalho e a qualidade de vida dos funcionários de uma maneira geral, para aumentar o engajamento e melhorar os resultados das empresas.

É necessário buscar soluções e alternativas inovadoras para garantir a saúde e o bem-estar físico, mental, emocional e até espiritual dos funcionários, para garantir um ambiente satisfatório e altamente produtivo.

Independente do momento de crise atual, existem alguns exemplos no Brasil de empresas que estão se destacando e obtendo sucesso no aumento do engajamento de funcionários. Alguns bons exemplos são:


  • A Audi no Brasil que saltou de 5700 veículos vendidos em 2013 para 17500 em 2015, apostando no engajamento e obtendo funcionários orgulhosos por trabalharem na empresa.

  • O Mercado Livre, que em Agosto deste ano trocou um escritório de 3000 metros quadrados por um 10 vezes maior, com objetivo de encantar as pessoas, ser sustentável e criar mais parcerias com fornecedores de serviços, acomodando melhor o número de funcionários que saltou de 870 para 1200 em um ano. O novo espaço da empresa conta com cafeteria, auditório, classes para cursos de idioma subsidiados, restaurante, espaço para jogos, redes e espreguiçadeiras, academia, vestiário com chuveiros, serviços de nutricionistas, manicures e massagistas. A empresa pesquisou onde moravam os funcionários para definir o novo endereço, o que proporcionou uma redução média de 32 km no percurso de ida e volta ao trabalho.

  • Outro exemplo de iniciativa de melhoria da qualidade de vida dos funcionários que vale a pena citar é o da Ford Brasil, em São Bernardo do Campo, que criou um programa de home office, com pessoas trabalhando em casa uma ou duas vezes por semana. O programa resultou num ganho de produtividade de 26%.


Não resta dúvida de que investir na qualidade de vida e no bem-estar dos funcionários é uma iniciativa positiva que traz benefícios para todos: empresas, funcionários, familiares, vizinhos ou amigos.

Tais iniciativas podem ainda reverter o padrão mental negativo e de desmotivação que se instalou com a percepção da crise atual no Brasil, o que certamente poderá impactar as empresas positivamente, tanto pela redução de custos de planos de saúde, como pelo aumento da produtividade e da qualidade, aumento da capacidade criativa das equipes, melhoria dos relacionamentos interpessoais, desenvolvimento de habilidades e potenciais de liderança, entre outros, que poderão proporcionar maior visibilidade e expansão no mercado.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page