top of page

9 Passos para aumentar a motivação

De acordo com a PNL (Programação Neurolinguística), nós possuímos duas diferentes direções de motivação: uma por aproximação do que desejamos, e outra por afastamento do que não desejamos. Em outras palavras, todos nós desenvolvemos motivação para nos afastar da dor, do desconforto e do estresse ou para nos aproximar do prazer, do conforto e da tranquilidade.


​Existem momentos em que precisamos fazer uso de eficientes estratégias de motivação, quando não estamos, por exemplo, com nenhuma vontade de fazer alguma coisa, porém precisamos que ela seja feita. Seja no âmbito pessoal ou profissional, desde lavar as roupas ou terminar um relatório mesmo que não nos entusiasmemos com o processo de realizar algo, precisamos que os resultados sejam alcançados.


Veja algumas dicas de exercícios de PNL para aumentar a sua motivação, levando em considerando como o nosso cérebro “codifica as imagens”:


1º Pense em uma tarefa que seja atraente e irresistível para você, pois as recompensas serão grandes. Ao pensar nela, o importante é que você a ache atraente e realmente a faça. Quando experimentar esta atração, olhe para a imagem na sua mente como faria um diretor de cinema. Observe as qualidades cinematográficas: cenário, iluminação, som. Veja tudo nitidamente como se pudesse fazer um filme dessa imagem, um filme rico, cheio de detalhes.


2º Depois, deixe de lado temporariamente essa atraente experiência. Respire fundo, expire e olhe em volta.


3º Agora pense em alguma coisa com a qual não se importe, como um copo de papel, um lápis ou um pedaço de papel. Quando tiver escolhido, veja-a com o seu olho mental. Experimente a sensação de não se preocupar com isso. Novamente aja como um diretor de cinema e relacione as qualidades cinematográficas desta imagem interior.


4º Limpe novamente a sua mente respirando fundo. Compare experiências: observe a diferença entre o que você̂ achou muito atraente e aquilo com o qual não se importou.


Nossos cérebros são projetados para perceber diferenças, e é preciso fazer comparações para apreciá-las. Estas aqui são algumas das mais comuns: O “muito atraente” era colorido; o “não me importo” era em branco e preto ou em cores desbotadas. O “muito atraente” era maior e mais próximo, o “não me importo” era menor e estava mais afastado. O “muito atraente” localizava-se mais em frente; o “não me importo” estava mais de lado. Relacione todas as diferenças que encontrar entre essas duas experiências. Estes são os elementos que o seu cérebro usa indicar que alguma coisa tem valor para você, e que vale a pena se motivar para isso. Estas são as chaves para a motivação.


Para aumentar a sua motivação, siga os próximos passos:


5º Pense em algo que você saiba que será importante fazer, mas que está tendo muita dificuldade para se decidir a começar.


6º Verifique as objeções. Pare e pergunte a si mesmo se, intimamente, existe alguma coisa em você que o impeça de iniciar esta tarefa. Seja sensível a qualquer objeção. Se você não puder satisfazer facilmente as objeções que surgirem, pense em alguma outra coisa que nenhuma parte de si mesmo rejeite.


7º Pense no resultado final da realização dessa tarefa – não no processo, mas nos benefícios positivos para você. O que você lucrará, de várias formas, ao fazer a tarefa?


8º Agora use a relação de elementos que você descobriu no exercício anterior (nos passos de 1 a 4), para mudar o que você pensa dos resultados se terminar este trabalho. Faça essas imagens ficarem bem grandes, mais próximas, coloridas, etc. Acrescente o som agradável, a voz encorajadora ou o que for que possa tornar uma experiência atraente e altamente motivadora para você.


9º Continue fazendo isso até se sentir fortemente atraído para realizar essa tarefa, como você fez no exercício anterior.



Aproveite esta técnica, ela pode motivá-lo a trazer para sua vida as experiências que lhe interessam!




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page